IMPACTO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NOS DIREITOS HUMANOS turma T1
Apresentação
Tal como referido nas linhas orientadoras para a Educação para a Cidadania e reforçado na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, para que alcancemos um desenvolvimento sustentável é prioritário que se consiga por um lado, aumentar a consciência e compreensão das populações quanto aos principais problemas de desenvolvimento e consequentes desigualdades sociais e por outro, promover a participação das populações de forma ativa. Numa região como o Algarve, na qual o seu património natural tem um papel central quer para a economia quer para o modo de vida das populações, é imperativo que a população esteja sensibilizada e motivada para a sua proteção e valorização. Dado que o Algarve é a região que enfrenta um dos maiores riscos de resiliência face às alterações climáticas globais atuais e futuras, é prioritário investir no conhecimento das crianças e jovens quanto ao seu património natural regional, quanto à urgência de valorização dos recursos e necessidade de inovação para se alcançar um desenvolvimento sustentável, e transmitir de forma focada e concreta quais os reais impactos destes fenómenos para a população regional, nomeadamente para as crianças e jovens. Para que isto seja consolidado e as crianças e jovens entendam a importância do seu papel na resolução deste desafio societal que enfrentamos, é ainda necessário que compreendam os riscos que as alterações climáticas acarretam na amplificação das desigualdades sociais e violação dos Direitos Humanos da população. Isto irá permitir reforçar a importância de se envolverem e terem voz na sua região e assumirem um papel participativo na implementação dos planos de adaptação e mitigação das alterações climáticas da região. Esta ação de formação está alinhada com as linhas orientadoras do referencial de Educação para o Desenvolvimento e visa a capacitação de professores de qualquer grupo de recrutamento, especialmente os professores que trabalham esta temática prioritária em todos os ciclos de escolaridade obrigatória e ensino e capacitação de adultos na região
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta ação de formação visa focar os impactos das alterações climáticas nas populações regionais e consequente amplificação das desigualdades sociais na região e mostrar como a participação da população no desenho dos planos e estratégias de adaptação e mitigação das alterações climáticas regionais é fundamental para assegurar uma estratégia eficaz e a não violação dos Direitos Humanos da população na sua implementação.
Conteúdos
- Alterações climáticas e direitos humanos. - Impacto das alterações climáticas na população envelhecida. - Impacto das alterações climáticas nas crianças. - Impacto das alterações climáticas nas mulheres. - Impacto das alterações climáticas na população com mobilidade reduzida ou outro tipo de incapacidades físicas/mentais. - A importância dos direitos humanos e participação da população na elaboração de planos de adaptação e mitigação das alterações climáticas regionais.
Anexo(s)
Observações
Pasta 26 ACD Separador 17
Formador
Rute Sofia Tavares Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2021 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |