O CAMINHO PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ALGARVE turma T1
Apresentação
Tal como referido nas linhas orientadoras para a Educação para a Cidadania e reforçado na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, para que alcancemos um desenvolvimento sustentável é prioritário que se consiga por um lado, aumentar a consciência e compreensão das populações quanto aos principais problemas de desenvolvimento e consequentes desigualdades sociais e por outro, promover a participação das populações de forma ativa. Numa região como o Algarve, na qual o seu património natural tem um papel central quer para a economia quer para o modo de vida das populações, é imperativo que a população esteja sensibilizada e motivada para a sua proteção e valorização. Dado que o Algarve é a região que enfrenta um dos maiores riscos de resiliência face às alterações climáticas globais atuais e futuras, é prioritário investir no conhecimento das crianças e jovens quanto ao seu património natural regional, quanto à urgência de valorização dos recursos e necessidade de inovação para se alcançar um desenvolvimento sustentável, e transmitir de forma focada e concreta quais os reais impactos destes fenómenos para a população regional, nomeadamente para as crianças e jovens. Para que isto seja consolidado e as crianças e jovens entendam a importância do seu papel na resolução deste desafio societal que enfrentamos, é ainda necessário que compreendam os riscos que as alterações climáticas acarretam na amplificação das desigualdades sociais e violação dos Direitos Humanos da população. Isto irá permitir reforçar a importância de se envolverem e terem voz na sua região e assumirem um papel participativo na implementação dos planos de adaptação e mitigação das alterações climáticas da região. Toda esta ação de formação está alinhada com as linhas orientadoras do referencial de Educação para o Desenvolvimento e visa a capacitação de professores de qualquer grupo de recrutamento, especialmente os professores que trabalham esta temática prioritária em todos os ciclos de escolaridade obrigatória e ensino e capacitação de adultos na região.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta ação de formação visa abordar o que é um desenvolvimento sustentável, abordar os principais problemas com que a região do Algarve se depara e contextualizar a importância da Agenda 2030 e principais ODS que são prioritários na estratégia de desenvolvimento sustentável desta região.
Conteúdos
- O que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. - Agenda 2030 e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS1-17). - Interdependência entre ODS na agenda 2030. - Algarve e a agenda 2030: estratégia e implementação. - Principais problemas identificados no Algarve e ODS críticos para a região (RIS3 e SIDS-Algarve).
Anexo(s)
Observações
Pasta 26 ACD Separador 14
Formador
Rute Sofia Tavares Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-10-2021 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |