150

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES – NÍVEL 1 turma T8

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 1) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente. Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, articulando o DigCompEdu com o respetivo currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 2-2021 Separador 1 - Candidatura ...000036 Turma 1 PASTA - Nº 2-2021 Separador 2 - Candidatura ...000036 Turma 2 PASTA - Nº 2-2021 Separador 3 - Candidatura ...000036 Turma 3 PASTA - Nº 2-2021 Separador 4 - Candidatura ...000036 Turma 4 PASTA - Nº 2-2021 Separador 5 - Candidatura ...000036 Turma 5 PASTA - Nº 3-2021 Separador 1 - Candidatura ...000036 Turma 6 PASTA - Nº 3-2021 Separador 2 - Candidatura ...000036 Turma 7 PASTA - Nº 5-2022 Separador 6 - Candidatura ...000036 Turma 8 PASTA - Nº 5-2022 Separador 2 - Candidatura ...000036 Turma 9 PASTA - Nº 5-2022 Separador 3 - Candidatura ...000036 Turma 10 PASTA - Nº 5-2022 Separador 4 - Candidatura ...000036 Turma 11 PASTA - Nº 5-2022 Separador 5 - Candidatura ...000036 Turma 12 PASTA - Nº 5-2022 Separador 6 - Candidatura ...000036 Turma 13 PASTA - Nº 5-2022 Separador 7 - Candidatura ...000036 Turma 14 PASTA - Nº 8-2023 Separador 1 - Candidatura ...000036 Turma 15

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Formador

Maria João de Magalhães Seruca de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 03-03-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 10-03-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 17-03-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 24-03-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 31-03-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 21-04-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 05-05-2022 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 24-02-2022
Fim: 05-05-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-109826/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: MEET