146

CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS E NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES turma T1

Apresentação

O projeto SeguraNet (DGE) visa promover a Cidadania Digital, em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, referenciais e estratégias em vigor. O impacto das tecnologias na forma como acedemos à informação e conhecimento, como aprendemos e comunicamos é enorme, estando a Escola em posição privilegiada para consciencializar os jovens para a sua utilização segura, ética e responsável. É premente a sua atuação em questões ligadas à utilização da internet e tecnologias digitais que podem conduzir a comportamentos de risco. Assim, pela dinâmica, colaboração e transversalidade das suas funções, há que dotar os docentes de recursos e competências adequadas para a abordagem a estes temas nas atividades que desenvolvem.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No sentido de informar, sensibilizar e consciencializar a comunidade educativa para os desafios e riscos que as tecnologias e ambientes digitais apresentam, pretende-se promover a dinamização de diversos projetos e iniciativas nas escolas que proporcionem momentos de reflexão acerca das temáticas abordadas no curso. Pelas funções que desempenham, os professores destinatários da ação contactam com uma grande diversidade de contextos e conhecem os desafios relativamente à utilização das tecnologias com que as suas escolas lidam. Pretende-se que os professores reflitam sobre estas temáticas e que colaborativamente desenvolvam e implementem projetos contextualizados nas suas escolas, que promovam a Cidadania Digital e a Segurança Online.

Conteúdos

O curso encontra-se organizado em 4 módulos. Módulo 1: Iniciativas da rede Insafe e do projeto SeguraNet. Linhas de apoio (Linha Alerta e Linha Internet Segura). Módulo 2: Consciencialização sobre a utilização das tecnologias digitais e da internet pelos alunos. Reflexão sobre os desafios e riscos que as tecnologias digitais apresentam em meio escolar, em especial os dispositivos móveis e internet. Módulo 3: Atividades de promoção da Literacia Digital e Segurança na Internet na biblioteca escolar e na disciplina de cidadania e desenvolvimento. Identidade, privacidade e pegada digital. Módulo 4: Sensibilização da comunidade educativa para a Cidadania Digital - projetos no âmbito da segurança digital nas escolas.

Metodologias

O curso desenvolver-se-á no regime presencial com um total de 15 horas. Serão apresentadas e debatidas as várias temáticas no âmbito da cidadania digital. Ao longo das sessões serão exploradas diversas problemáticas que envolverão atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos. Após contacto com os diferentes recursos, plataformas e projetos que abordam as diferentes temáticas no âmbito da cidadania digital, os formandos deverão desenvolver recursos digitais e/ou um plano de intervenção passível de implementar junto da comunidade educativa, adequado ao seu contexto, mobilizando para o efeito o conhecimento adquirido nesta temática. Na última sessão os formandos deverão apresentar os recursos/planos desenvolvidos, proporcionando-se assim espaço para a partilha e reflexão.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Carvalho, Ana (2013). Aprender através dos recursos online. Rede Bibliotecas Escolares. Retirado de: http://rbe.mec.pt/np4/973.html SeguraNet – Navegar em Segurança. Disponível em: http://www.seguranet.pt Rede europeia de Centros Internet Segura – Insafe. Disponível em: https://youth.betterinternetforkids.eu/web/portal/home Centro Internet Segura. Disponível em: http://www.internetsegura.pt Positive Digital Content for Kids. Experts reveal their secrets. Edited by Remco Pipers & Nicole van Den bosch. Poscon & Mijin Kind Online (2014). Retirado de: http://mijnkindonline.nl/sites/default/files/uploads/Positive-ditital-content-for-kids.pdf

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 1-2022 Separador 3 - Candidatura ...000036 1ª sessão- 20/9 2ª sessão - 22/9 3ª sessão - 29/10 4ª sessão- 6/10 5ª sessão- 13/10 das 16.30 às 19.30

1ª sessão- 20/9 2ª sessão - 22/9 3ª sessão - 29/09 4ª sessão- 6/10 5ª sessão- 13/10 das 16h30 às 19h30

Formador

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2021 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
2 22-09-2021 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
3 29-09-2021 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
4 06-10-2021 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
5 13-10-2021 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
Início: 20-09-2021
Fim: 13-10-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-104791/19
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: None