A AVALIAÇÃO COMO RESPOSTA À RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E À MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES NO AGRUPAMENTO turma T1
Apresentação
No atual contexto de implementação do projeto do “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)” no Agrupamento urge encontrar medidas de atuação no âmbito do ensino-aprendizagem-avaliação promotoras da recuperação das aprendizagens estruturantes e da melhoria dos resultados escolares no agrupamento. Neste sentido, a avaliação como resposta às necessidades educativas atuais é um motor de mudança de práticas pedagógicas diferenciadas e adaptadas a contextos de aprendizagem.
Destinatários
Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 360, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 560, 600, 610, 620, 910, 920, 930, TEC.ESP.. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva a progressão em carreira.
Objetivos
Natureza e fundamentos da avaliação (Projeto MAIA) • Processos de avaliação pedagógica • Processos de recolha de informação • Critérios de avaliação e descritores/níveis de desempenho Recuperação das aprendizagens estruturantes • Metodologias ativas • Articulação vertical
Anexo(s)
Observações
Exclusivo ao Agrupamento D. Afonso III Calendário: - dia 14 julho - 17:30-19:30 - dia 15 de julho - 9:00 - 13:00
Exclusivo ao Agrupamento D. Afonso III
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-07-2021 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 15-07-2021 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |