140

LITERATURA E CIÊNCIA - Articulação Curricular turma T1

Apresentação

Há muito que se concluiu que saber ler, escrever e contar constituem apenas alicerces para o desenvolvimento de competências bem mais complexas, muitas delas consideradas imprescindíveis ao longo do percurso escolar e até para a vida. Quando nos debruçamos um pouco sobre as aprendizagens essenciais e/ou o perfil dos alunos no final de cada ciclo, apercebemo-nos que desde cedo se pretende que o aluno consolide a compreensão de narrativas literárias e que o desenvolvimento do gosto e hábitos de leitura decorram de experiências prazerosas e significativas. Por outro lado, ninguém poderá negar a atual “perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA)” do mundo em que vivemos. Como tal, a implementação de ações estratégicas no ensino das Ciências e da Tecnologia, são também contempladas em documentos oficiais relacionados com as aprendizagens essenciais. Numa altura em que é cada vez mais claro que a criança apreende o mundo como um todo, tornam-se evidentes os resultados positivos da articulação curricular e das dinâmicas interdisciplinares. A literatura pode ser uma excelente ferramenta para a literacia científica e uma forma de os alunos desenvolverem diversas capacidades nesse processo, servindo por outro lado a natural curiosidade infantil ou a realização de experiências para despertar o prazer e o gosto por aprender através da leitura. Com este intuito, muitos autores dinamizam já actividades e criam estratégias para exploração das obras criadas. Nesta ACD teremos presentes três destes autores que irão partilhar a sua experiência criativa e de exploração dos seus livros com professores e alunos.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;.

Conteúdos

- Aprendizagens essenciais e perfil do aluno; - Literatura infantil e literacia científica; - Escrever uma história com ciência – testemunhos de autor; - Explorar a ciência nos livros; - Promover a articulação curricular – diferentes abordagens

Anexo(s)

Observações

Pasta 26 ACD Separador 4

Formador

Sofia Cláudia Edra Tavares Quaresma

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-06-2021 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
Início: 12-06-2021
Fim: 12-06-2021
Acreditação: Registo 118 CD nº 30 08.07.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: zoom