138

PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DAS ESCOLAS: CONTRIBUTOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR turma T2

Apresentação

O desenvolvimento da competência digital das organizações educativas toma atualmente uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensinoe aprendizagem realizado nas escolas. Existem atualmente referenciais europeus que enquadram o desenvolvimento digital das escolas: o DigCompEdu enquadra a necessária competência digital dos docentes; o DigCompOrg enquadra as Organizações Educativas no desenvolvimento da sua competência digital. Através destes referenciais e numa perspetiva sistémica, o propósito do curso é o de apoiar os professores bibliotecários, a participarem no desenvolvimento digital das bibliotecas e da organização escolar e na criação de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

- Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica (seleção, criação e gestão) das tecnologias em contexto educativo; - Promover o desenvolvimento e aprofundamento das CD dos PB, nas áreas da sua intervenção, tendo em vista os domínios dos referenciais DigCompEdu e DigcompOrg; - Capacitar os PB para promoverem e participarem numa cultura de colaboração e na definição de políticas de desenvolvimento digital da escola; - Capacitar os PB para a implementação de atividades com tecnologias digitais, que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD da comunidade escolar; - Capacitar os PB para desenvolverem digitalmente a biblioteca, nas suas várias áreas de intervenção.

Conteúdos

- Documentos enquadradores das políticas educativas atuais A competência digital de uma organização educativa e processos de mudança para a melhoria da qualidade do trabalho; Envolvimento profissional: processos de liderança na era digital e desenvolvimento profissional dos professores; Inovação pedagógica nas organizações educativas com o digital; Estratégias de diagnóstico e de reflexão nas organizações educativas para a tomada de decisão: - DigCompEdu e Check-In 7 - DigCompOrg e SELFIE. - Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da concepção e dos serviços. - Concepção de Plano de Ação de Desenvolvimento Digital (PADD): O papel das bibliotecas no PADD: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação. Dimensão tecnológica Dimensão pedagógica: Recursos digitais Criação e gestão de coleções digitais Ensino e aprendizagem Práticas de avaliação Promoção da competência digital dos alunos O referencial Aprender com a BE – desenvolvimento em contexto da literacias da leitura, da informação, dos media, bem como das competências digitais; Cidadania digital. Dimensão organizacional: Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo Liderança - Avaliação final

Metodologias

As sessões destinam-se à exploração e reflexão sobre os documentos enquadradores das políticas educativas atuais e à definição do papel das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital. Passo a passo, serão abordadas as diferentes áreas do Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas e os contributos das bibliotecas, quer num âmbito global, quer nas áreas específicas da sua ação. As atividades a realizar pelos formandos, partem do diagnóstico da situação das bibliotecas para o desenho de ações a implementar no âmbito do desenvolvimento digital da biblioteca e dos seus contributos para a construção e implementação do PADD, tendo em consideração as orientações gerais do Ministério da Educação e as orientações específicas da Rede de Bibliotecas Escolares.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em:https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/Open_book_of_Innovational_Education.pdf Comissão Europeia (2015). Promoting Effective Digital-Age Learning: A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations, disponível em https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/promoting-effective-digital-age-learning-european-framework-digitally-competent-educational Ministério da Educação. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. RBE. Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.html

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 24-2021 Separador 13

25 de maio (2 horas síncronas) 16 h 30m 18 h 30m 1 de junho (4 horas assíncronas) 9 h 00 m 13 h 00 m 8 de junho (3 horas assíncronas) 9h 00m 12 h 00 m 15 de junho (3 horas assíncronas) 9 h 00m 12 h 00 m 22 de junho (3 horas assíncronas) 9 h 00m 12 h 00 m 29 de junho (3 horas assíncronas) 9 h 00m 12 h 00 m 6 de julho (4 horas assíncronas) 9 h 00m 13 h 00 m 13 de julho (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona) 17h 30m 20 h 30m

Formador

Anabela Gonçalves de Moura Baptista

Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota

Paula Maria Osório de Araújo Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-05-2021 (Terça-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Online síncrona
2 01-06-2021 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
3 08-06-2021 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
4 15-06-2021 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
5 22-06-2021 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
6 29-06-2021 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
7 06-07-2021 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
8 13-07-2021 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
Início: 25-05-2021
Fim: 13-07-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-111835/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: MEET