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OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) E O GOOGLE EARTH NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA turma T1

Apresentação

Os SIG são uma área quase desconhecida pela maioria dos professores de Geografia dos ensinos básico e secundário em Portugal. As aprendizagens essenciais da disciplina de Geografia para o 7º e o 10º anos de escolaridade consideram que “a utilização das (…) TIG é fundamental para a aprendizagem dos padrões de distribuição dos diferentes fenómenos naturais e humanos” e que os alunos devem ser capazes de “aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica (…) para localizar, descrever e compreender e os fenómenos geográficos.” O crescente emprego dos SIG em vários ramos da Geografia implica que a atividade profissional dos docentes do 3º ciclo e do ensino secundário se estenda também a ações de formação neste domínio, que, no nosso país, têm sido muito raras e discretas.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;.

Objetivos

Compreender as novas perspetivas da pedagogia na sociedade digital; Familiarizar o público-alvo com as linhas estruturantes das Aprendizagens Essenciais; Consciencializar os docentes para os problemas colocados pelas novas formas de literacias ligadas ao mundo digital em que nos inserimos; Desenvolver atitudes de abertura à inovação tecnológica; Fomentar um ensino centrado no aluno, assumindo-se o professor como um mediador e facilitador da comunicação; Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem concretas e motivadoras que operacionalizem conhecimentos, capacidades e atitudes preconizados pelas novas Aprendizagens Essenciais; Promover práticas pedagógicas que permitam aos alunos desenvolver a alfabetização espacial.

Conteúdos

1. Apresentação; 2. Introdução: Os SIG e o Google Earth nas aprendizagens essenciais de Geografia; 3. Os SIG e a educação geográfica; 4. Os SIG: estrutura, tipos de informação e modelos de dados; 5. Realização de exercícios práticos em ambiente SIG; 6. A rentabilização do Google Earth na sala de aula; 7. Realização de exercícios práticos no Google Earth; 8. Exercícios práticos; 9. Aplicação das TIG produzidas em sala de aula; 10. Apresentação de trabalhos e avaliação

Metodologias

Esta oficina de formação desenvolver-se-á em três fases: • 1ª Fase – os formandos irão adquirir competências no domínio das TIG, em particular dos SIG e do Google Earth, e, sob a supervisão dos formadores, irão criar materiais didáticos e novas situações de ensino-aprendizagem, de forma a proporcionarem aos alunos um conjunto de competências ao nível da problematização, da atividade reflexiva, da atitude crítica, da capacidade de decisão e da autonomia. • 3ª Fase – Fase de análise/discussão/reflexão, em que se avaliarão os resultados obtidos. • 2ª Fase – Os formandos irão produzir outros materiais didáticos seguindo a metodologia apreendida e intervirão na sala de aula através da aplicação das ferramentas utilizadas na 1ª fase, dos materiais produzidos e das estratégias definidas-trabalho autónomo).

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes parâmetros: • Participação: nas tarefas; pela intervenção; pela assiduidade e pontualidade – 30%; • Produção de trabalhos e/ou materiais e sua aplicação – 20%; • Reflexão critica/ memória final e relatório de implementação – 50%

Modelo

PASTA - Nº 24-2021 Separador 1

Bibliografia

BEDNARZ, Sarah. (2004). Geographic information systems: A tool to support geography and environmental education? GeoJournal, 60: pp. 191-199. GOMES, N. F. L. (2006). Potencial didáctico dos Sistemas de Informação Geográfica no ensino da Geografia. Tese de Mestrado, Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa, 159 pp. MATOS, J. (2001). Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel, 424 pp. MILSON, A. J.; DEMIRCI, A.; e KERSKY, J. J. (2012). International Perspectives on Teaching and Learning with GIS in Secondary Schools, Springer. PASSOS, F. (2011). A importância do Sistema de Informação Geográfica – SIG – no ensino de Cartografia, VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. Imaginação e Inovação: desafios para a Cartografia Escolar. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, pp. 340-348.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 24-2021 Separador 1

As sessões presenciais serão na Escola Joaquim Magalhães.

Formador

Ricardo Ferreira da Costa Pinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2021 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 14-05-2021
Fim: 28-06-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-109536/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Zoom e presencial