13

DESENVOLVER A ORALIDADE E A ESCRITA NO PRÉ-ESCOLAR turma T1

Apresentação

A oralidade desenvolve-se desde a Primeira Infância. Quando a criança entra no jardim de infância já tem habilidades linguísticas. É fundamental que a educadora proporcione situações nas quais a criança é interlocutora e é muito importante que a educadora sirva como modelo de fala correta. Reconhecendo que a oralidade, a escrita e a leitura estão interligadas reconhece-se a importância de desenvolver competências nessas áreas desde tenra idade para que quando ingressem no Ensino Básico as crianças já tenham requisitos que lhes permitam comunicar oralmente com os outros de forma compreensível e facilitem a aquisição da leitura e da escrita.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.

Objetivos

Ao longo desta Oficina procurar-se-á incrementar o trabalho colaborativo entre os participantes, favorecendo assim a sua capacidade para resolver problemas decorrentes do ensino da Língua Portuguesa e prevenir eventuais situações de retenção dos alunos. A equipa proponente identificou como objectivos principais desta acção: melhorar o desempenho dos alunos ao nível da leitura e da escrita; contribuir para a alteração das metodologias de ensino da Língua Portuguesa e contribuir para o sucesso educativo. Esta Oficina pretende, ainda, proporcionar a reflexão sobre as práticas pedagógicas dos professores e educadores, o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre o desenvolvimento linguístico das crianças, bem como sobre as aprendizagens da Língua Portuguesa, tendo como finalidade última a melhoria qualitativa das aprendizagens dos alunos, principalmente para prepara as crianças para a leitura e a escrita

Conteúdos

• Consciência fonológica e Formação de Leitores (2 sessões) • O Desenvolvimento da linguagem: Compreensão do Oral (1 sessão) • O Desenvolvimento da linguagem: Expressão Oral Metodologias de realização da ação (2 sessões) • Partilha de práticas (1 Sessão)

Metodologias

• Apresentação dos formandos • Exposição da organização da oficina • Análise e reflexão sobre metodologias e práticas de ensino da Língua Portuguesa • As fases da escrita e atividades de escrita no pré-escolar • A oralidade e a escrita no pré-escolar • Pesquisa e organização de materiais e instrumentos de avaliação • Apresentação dos instrumentos de avaliação e dos materiais aos colegas

Avaliação

A avaliação dos formandos será expressa numa escala de 1 a 10 valores. Na avaliação haverá uma ponderação de 30% para a participação e 70% para as aprendizagens adquiridas, de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica desta Entidade.

Bibliografia

Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação Horta, M. H. (2007). A abordagem à escrita na educação Pré-Escolar que realidade? Penafiel, Portugal: Editorial Novembro Santos, A., I., S. (2007). A abordagem à leitura e à escrita no jardim de infância: Conceções e práticas dos educadores de infância (Dissertação de Doutoramento). Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, Açores. Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 21-2020 Separador 3

Formador

Carla Marina Agrelos Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-09-2020 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 presencial
2 26-10-2020 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
3 23-11-2020 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 presencial
4 18-01-2021 (Segunda-feira) 16:00 - 19:30 3:30 Presencial
Início: 22-09-2020
Fim: 18-01-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-108542/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Lopes