122

LER-LEITURA E ESCRITA. RECURSOS turma T1

Apresentação

Todos temos consciência de que a leitura tem um papel crucial para o percurso escolar e para a vida futura das crianças. Poder-se-ia mesmo dizer que ela é a chave para o desenvolvimento do potencial de cada aluno. Através da leitura desenvolve-se a linguagem, porque se enriquece o vocabulário e se exercita a compreensão de frases com estruturas sintáticas diversas; estimulam-se capacidades cognitivas gerais, como a atenção, a memória, o raciocínio; e adquire-se conhecimento. Sem ser capaz de ler bem, ou enquanto não o faz, a criança não consegue beneficiar de todas as oportunidades que a escola tem para lhe oferecer e, no limite, pode ver comprometido o seu percurso individual e escolar. Atualmente existe um razoável consenso entre peritos quanto a como aprendemos a ler, porque é que algumas crianças têm dificuldades nesta aprendizagem e quais as práticas de ensino que conduzem a melhores resultados. Sabemos, também, que para além de um conhecimento relativamente aprofundado das caraterísticas da língua em que vão ensinar a ler e da preparação no domínio da didática da leitura, os professores têm de ser capazes de avaliar os progressos dos alunos e adequar a natureza e o ritmo da instrução ao nível de desempenho de cada criança. O PNL, na sua missão de elevar os níveis de literacia dos portugueses e de promover a leitura como competência chave para a formação de cidadãos críticos e adaptados às mudanças da sociedade, dedica especial atenção à preparação para a leitura e a escrita e à sua aprendizagem. Nesse sentido apoia e fomenta esta formação, convocando os agentes educativos e os centros de formação a dinamizarem esta ação. Espera-se que a participação nesta formação tenha como principal motivação a aprendizagem pessoal, o desenvolvimento profissional e a aquisição de diferentes saberes através da exploração da Plataforma LER e da reflexão sobre as práticas pedagógicas.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Educação Especial.

Objetivos

- Tomar consciência da importância do conhecimento científico para uma prática pedagógica mais eficiente no ensino da leitura e da escrita; - Conhecer a estrutura da plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos; - Conhecer os contributos das ciências cognitivas para a compreensão da literacia e da sua aquisição.

Conteúdos

- Plataforma LER: Leitura & Escrita - Recursos - Conceitos fundamentais sobre a aprendizagem da leitura e escrita - Principais contributos das ciências cognitivas para a compreensão da literacia e da sua aquisição.

Anexo(s)

Observações

Pasta 25 ACD Separador 9 Pasta 26 ACD Separador 9

Formador

Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-05-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 19-05-2021
Fim: 19-05-2021
Acreditação: Registo 103 CD nº 28 24.02.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: ZOOM