121

PENSAR A IMAGEM OLHAR O TEXTO turma T1

Apresentação

Através da apresentação do projeto “Pensar a Imagem Olhar o Texto”, e do livro que o documenta, será abordada a corrente literária e estética da poesia visual e concreta, que inspirou procedimentos e produções de crianças pré-escolares, transferíveis também para outros níveis de ensino. Pretende-se desafiar educadores e professores para práticas de poéticas experimentais provocadoras de compreensão, análise e criação de “imagens-texto” e “objetos-texto”, no cruzamento entre a linguagem verbal e visual

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Grupo 120;Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Grupo 120;Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Grupo 120;Educação Especial.

Conteúdos

- A poesia, experimental, visual e concreta; - Fundamentação metalinguística, textual e semiótica para a sua abordagem com crianças em educação pré-escolar e outros níveis de ensino; - Testemunhos e partilha de saberes sobre práticas poéticas experimentais, em contexto de jardim de infância.

Anexo(s)

Observações

Pasta 25 ACD Separador 2

Formador

Maria Estela Cordeiro Vieira Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 15-04-2021
Fim: 15-04-2021
Acreditação: Registo 102 CD nº 28 24.02.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: ZOOM