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FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA turma T1

Apresentação

A necessidade de isolamento imposta pela pandemia de Covid-19 determinou o encerramento temporário das escolas e levou a que, num breve período de tempo, se convertessem as suas modalidades de ensino presenciais em modalidades a distância, na maioria dos casos recorrendo à internet e às plataformas online. Para muitos docentes, esta transição apresenta um conjunto de dificuldades e de obstáculos, que derivam não só da falta de competências técnicas na utilização de ferramentas e de plataformas online de ensino aprendizagem, como do desconhecimento das especificidades pedagógicas próprias de um sistema de ensino a distância (E@D). A emergência de adoção de recursos digitais que permitam o ensino e a aprendizagem à distância, impôs desafios às escolas e obrigou os seus agentes educativos a encontrar alternativas, sob algumas orientações da tutela, mas com ampla liberdade de organização e adoção de recursos, quer a nível coletivo, pelos agrupamentos de escolas, quer a nível individual, por cada docente. A ação ora proposta pretende, por um lado, apresentar aos docentes as diferentes etapas de planificação e de seleção dos recursos inerentes ao processo de organização de um sistema E@D mediado por tecnologias; por outro, apresentar algumas ferramentas online (de comunicação docente/aluno/famílias, de produção de recursos de ensino-aprendizagem para ambientes online, de avaliação dos alunos nesse contexto e de plataformas de gestão do processo de ensino-aprendizagem) e familiarizar os formandos no uso dessas ferramentas, de modo a que, ultrapassados os confrangimentos impostos ao ensino presencial, com o encerramento das escolas, pelo COVID-19, a articulação entre os dois sistemas, presencial e a distância, seja garantida.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Identificar modalidades E@D mediadas por tecnologias e suas vantagens e desvantagens. • Reconhecer as etapas de planificação e os recursos inerentes ao processo de organização de um sistema E@D mediado por tecnologias. • Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na produção de recursos de ensino-aprendizagem para ambientes online. • Identificar os tipos de comunicação online e conhecer as características de cada um deles. • Elaborar recursos educativos em/para plataformas online de ensino/aprendizagem orientados para o progresso dos alunos; • Suportar a conceção de recursos educativos na avaliação formativa dos percursos de aprendizagem. • Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógico didática. • Discutir as estratégias e metodologias a utilizar em contexto de E@D e presencial; • Planificar as atividades formativas em todas as etapas inerentes ao E@D mediado por tecnologia, incluindo o acompanhamento, a tutoria e avaliação do processo. • Utilizar plataformas E@D enquanto mediador na gestão dos recursos e atividades de um grupo disciplinar e/ou de uma turma.

Conteúdos

A componente presencial da ação estrutura-se em 3 momentos: 1.º Momento (7 h) Numa primeira fase discutir-se-ão os desafios e problemas levantados no E@D e a diversidade de soluções encontradas por cada uma das escolas dos formandos. Através dos seus contributos e das boas práticas internacionais pretende-se discutir e partilhar essas práticas na adaptação ocorrida na organização das escolas, no trabalho de professores e alunos e debater o papel das estruturas intermédias na mediação e coordenação do teletrabalho. Seguir-se-á a apresentação das plataformas integradas de E@D de referência, sendo exploradas as duas mais utilizadas nas escolas dos formandos, de modo a dotá-los de competências para a sua utilização, com o objetivo de facilitar a sua manipulação, promover a autonomia e confiança na sua utilização, permitir a sua personalização, a seleção criteriosa e exploração de novas aplicações. 2.º Momento (8 h online síncronas + 6 h) Nas cinco sessões seguintes os formandos terão a oportunidade de conhecer algumas aplicações para utilização no ensino. Serão apresentadas ferramentas que poderão ser utilizadas desde o ensino básico até ao secundário, todas elas com enormes potencialidades de utilização. Em cada uma destas sessões os professores exploram e testam as aplicações apresentadas e constroem planos de aulas em que estas sejam utilizadas e/ou criam materiais para uso escolar. 3.º momento (4 h) As duas sessões finais, com a duração de 2 horas cada, serão utilizadas para que cada um dos formandos apresente os resultados e evidências recolhidas durante a aplicação experimental das ferramentas, em contexto de sala de aula ou na modalidade de E@D e se debatam abordagens estratégicas, problemas encontrados e sua solução. As 25 h presenciais serão assim distribuídas: 1. Organização do E@D a nível escolar e ao nível da turma (painel, 1h). 2. E@D, modalidades e mediação tecnológica (prática, 3 h): 2.1. Plataformas de E@D (LMS) e boas práticas de utilização; 2.2. Organização de recursos e atividades síncronas e assíncronas; 2.3. Acesso a repositórios de recursos, partilha, publicação e direitos de autor; 2.4. A mediação do teletrabalho nas LMS: o papel das estruturas intermédias. 3. A utilização de recursos e tecnologias digitais em sala de aula e à distância: os exemplos de Portugal e outros países europeus (painel, 1 h). 4. Conceitos e procedimentos essenciais na utilização de dispositivos móveis (teórico-prática, 2 h): 4.1. Características e potencialidades dos dispositivos móveis para o ensino; 4.2. Seleção e avaliação de aplicações e recursos digitais para o ensino e para a aprendizagem. 5. Utilização de aplicações em sala de aula e à distância (prática - 8 h online síncronas + 3 h): 5.1. Aplicações para enriquecimento de apresentações, criação e edição de vídeo e exploração de conteúdos; 5.2. Aplicações para a resolução de exercícios, simulações e atividades lúdicas: atividades colaborativas e competitivas na ludificação da aprendizagem; 5.3. Aplicações para atividades de exploração no exterior; 5.4 Aplicações para monitorização e avaliação das aprendizagens; 5.5. Aplicações para a aprendizagem em disciplinas específicas; 5.6. Aplicações de videoconferência: o papel das sessões síncronas no ensino e na aprendizagem à distância. 6. Apresentação de ferramentas de avaliação por videoconferência. Produção de um recurso de avaliação e sua divulgação no fórum de discussão. (3h) 7. Avaliação dos formandos com apresentação e discussão dos resultados obtidos (painel, 4 h).

Metodologias

A ação desenvolver-se em modalidade de b-learning, com 8 horas síncronas a distância. O trabalho a realizar será mediado através do Moodle, o LMS mais utilizado nas escolas portuguesas, que servirá de suporte a um centro virtual de apoio à comunidade de prática (local de comunicação e apoio e colaboração entre todos os participantes na formação). Neste âmbito, os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de projetos e de materiais para a respetiva implementação em contexto real de aprendizagem, assim como a reflexão crítica, a par e passo, sobre os resultados obtidos e as mudanças que deverão ser adotadas. Estas sessões, que no seu conjunto contabilizam 25h, serão realizadas em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação dos projetos pedagógicos e didáticos. Estas sessões centrar-se-ão na: - Aplicação prática de recursos digitais em contexto de sala de aula e/ou na modalidade de E@D e para gestão de uma turma; - Análise reflexiva dos resultados.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. participação (20%); 2. avaliação das tarefas desenvolvidas durante as sessões (40%); 3. planificação de aulas e construção de recursos para a utilização nessas aulas (20%); 4. apresentação de evidências da utilização dos recursos produzidos (20%). Os trabalhos serão submetidos pelos formandos, na disciplina criada na plataforma Moodle do centro de formação. No final, todos os trabalhos serão reunidos em suporte digital permanente, que será incluído no dossiê da Oficina de Formação. Os formandos serão classificados numa escala de 1 a 10 valores: insuficiente (1 a 4,9 valores), regular (5 a 6,4 valores), bom (6,5 a 7,9 valores), muito bom (8 a 8,9 valores), excelente (9 a 10 valores). A avaliação dos formandos basear-se-á na análise, quantitativa e qualitativa, da participação nas sessões, das tarefas diversas realizadas ao longo das mesmas e dos trabalhos realizados no decurso da ação, de acordo com o Regime Jurídico da Formação Contínua e a Carta Circular n.º 3/2007 do CCFC.

Bibliografia

Carvalho, A. (2015). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação; Clark, R., Mayer R. (2016) e-Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning. Wiley; KENSKI, Vani Moreira (Org.). (2015) Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac-SP- Santos, M., Pedro, N., Soares, F. & Matos, J. F. (2008). Guião de Utilização de plataformas de aprendizagem em ambientes escolares: Orientações para a dinamização de áreas de trabalho com alunos. Disponível em http://moodle.crie.min-edu.pt/file.php/400/guioes_moodle/alunos_1_1_.pdf ; Shuler, C., Winters, N. & West, M (2014). O futuro da aprendizagem móvel, Implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília. UNESCO

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 1-2021 Separador 5 - Candidatura ...000036 Turma 1 PASTA - Nº 7-2022 Separador 1 - Candidatura ...000036 Turma 2

Formador

Maria João de Magalhães Seruca de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-05-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
2 14-06-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
3 17-06-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
4 21-06-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
5 22-06-2021 (Terça-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
6 23-06-2021 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
7 24-06-2021 (Quinta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
8 28-06-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
9 29-06-2021 (Terça-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
10 30-06-2021 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 10-05-2021
Fim: 30-06-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-109037/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Presencial