118

AUTOAVALIAÇÃO DO(S) AGRUPAMENTO(S) - PLANO E METODOLOGIAS DE AÇÃO turma T1

Apresentação

A publicação do DL 31/2002, de 20 de dezembro, torna obrigatória a autoavaliação das escolas enquanto processo de autorregulação e melhoria da qualidade do serviço educativo prestado. Neste sentido, a credibilidade do trabalho desenvolvido depende dos processo de implementação da autoavaliação, nomeadamente: organização - a equipa - o plano de ação, a metodologia das práticas e o impacto esperado e efetivo nos domínios de avaliação.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Capacitar a equipa de autoavaliação de conhecimentos e competências específicas adequadas às funções que desempenha. - Conhecer ferramentas benéficas à organização e para a sustentabilidade da autoavaliação; - Estabelecer um planeamento estratégico da autoavaliação; - Contribuir para a adoção de procedimentos consistentes nas práticas de autoavaliação; -Transferir a informação decorrente das práticas de autoavaliação para a melhoria dos procedimentos da atividade na escola.

Conteúdos

1. Apresentação do curso e dos participantes (1 horas). 2. Significados das práticas de autoavaliação em contexto escolar: definição do conceito, modelos de autoavaliação da qualidade, projetos educativos e territórios de intervenção (4 horas). 3. Organização e sustentabilidade da autoavaliação: a articulação e suas (inter)dependências entre práticas de avaliação acerca da atividade da escola (4 horas). 4. Planeamento estratégico da autoavaliação e a retroação: planos, ações de melhoria, procedimentos de monitorização, ações de autorregulação, manutenção e mudança das atividades na escola (6 horas).

Metodologias

O curso decorrerá em sessões presenciais teórico-práticas A metodologia a utilizar basear-se-á em dinâmicas vivenciais e participativas durante as quais os formandos terão a oportunidade de, individualmente ou em grupo, participar em diversos exercícios práticos, quer para reflexão e partilha no âmbito das práticas de autoavaliação, tendo em consideração os modelo que utilizam; a função que exercem no âmbito das equipas de autoavaliação; os projetos educativos. O curso terá a duração de 15 horas presenciais, nas quais serão explorados os conteúdos apresentados, mediante uma abordagem teórico prática. Para tal, as metodologias a utilizar serão, maioritariamente, ativas e vivenciais, de forma a desenvolver competências práticas e mais significativas, que possam ter real impacto nas práticas dos membros da equipa de autoavaliação e outros docentes.

Avaliação

- Reflexão critica individual (70%) - Participação / Realização das Tarefas nas Sessões (30%)

Bibliografia

Simões, G. (2010), Auto-avaliação da escola – Regulação de conformidade e regulação de emancipação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa Carrasqueiro, E. (2009). Práticas de Avaliação Interna de uma Escola: a pertinência da autoavaliação. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3935-3945). Figari, G (2008), A avaliação da escola: questões, tendências e modelos, in Avaliação com sentidos: contributos e questionários, Alves, P. e Machado, E. (org.), Santo Tirso, De Facto Editores pp. 41-72 OFSTED (2006), Best practice in self-evaluation - A survey of schools, colleges and local authorities, Londres, HMI Educação, C. N. (2005). Avaliação das Escolas: Fundamentar Modelos e Operacionalizar Processos. Lisboa: Ministério da Educação.

Anexo(s)

Observações

PASTA - Nº 24-2021 Separador 6

Formador

Luís Sérgio Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-03-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 23-03-2021 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 06-04-2021 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 07-04-2021 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 26-04-2021 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 22-03-2021
Fim: 19-04-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-111534/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None