O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS NA ABORDAGEM BASEADA NO JOGO turma T1
Apresentação
Sendo os jogos desportivos coletivos a matéria mais abordada nos conteúdos da disciplina de Educação Física e dada a necessidade de apresentar novas metodologias de ensino/aprendizagem e adequação às aprendizagens essenciais é necessário o conhecimento de diferentes abordagens ao ensino dos mesmos. Importa, assim, dotar os professores de Educação Física de variadas competências e metodologias de trabalho para a abordagem dos jogos colectivos, em diferentes contextos, junto dos alunos.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;.
Objetivos
Pretende-se com esta ação a modificação nas práticas de como são apresentados e desenvolvidos os jogos desportivos coletivos em contexto escolar, tornando-os mais agradáveis e centrados nos alunos, promovendo uma maior adequação ao que é o seu perfil, bem como os que são relativos aos procedimentos de avaliação formativa e possibilidade de transfer entre os mesmos.
Conteúdos
Revisão teórica das diferentes abordagens baseadas no jogo- “Game Based Approach; - A concretização do perfil do aluno através dos Jogos Desportivos Coletivos; - Conteúdos a desenvolver através das aprendizagens essenciais; - Apresentação de propostas práticas de ensino/aprendizagem dos Jogo Desportivos Coletivos; - Apresentação de propostas de avaliação das aprendizagens;
Avaliação
Os formandos/participantes serão avaliados: - Participação dos formandos- 2,5 em 10; - Trabalho final- 5 em 10; - Relatório individual do formando- 2,5 em 10. A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec.-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 24-2021 Separador 3
Prioridade: 12 vagas para o Agrupamento Paula Nogueira e 18 vagas para outros Agrupamentos.
Formador
João Miguel do Carmo Lima
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-05-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:15 | 2:15 | Online síncrona |
2 | 10-05-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:15 | 2:15 | Online síncrona |
3 | 12-05-2021 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:15 | 2:15 | Online síncrona |
4 | 13-05-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:15 | 2:15 | Online síncrona |
5 | 07-06-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 09-06-2021 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 14-06-2021 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |