LITERACIAS E CIDADANIA turma T1
Apresentação
Como cidadãos e educadores, temos uma responsabilidade integral para com as linguagens, enquanto ferramentas culturais e comunicacionais, a fim de compreendermos como as nossas crianças veem/leem, interpretam, atuam e recriam diferentes manifestações simbólicas, nas interações culturais e significativas do seu quotidiano, em casa, na rua e outros contextos de vida. A “leitura do mundo social” requer, assim, competências de semiótica e literacias específicas de diferentes saberes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo e Educação Especial.
Conteúdos
- Comunicação, literacias e cidadania. - Funções, géneros e suportes textuais verbais e não verbais, convencionais e não convencionais. - Identificação e sintaxe de elementos de diferentes sistemas simbólicos: pictogramas, ideogramas, letras, algarismos, notas musicais, coreografias, códigos ecológicos, de prevenção e proteção civil e outros. - As ideias prévias das crianças e a atribuição de sentido aos sinais gráficos nos seus contextos de vida. - Estratégias para práticas semióticas na educação.
Anexo(s)
Observações
Pasta 24 ACD Separador 2
Formador
Maria Estela Cordeiro Vieira Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-03-2021 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |