CONTRIBUTOS DA SUPERVISÃO PARA A REFLEXÃO DAS PRÁTICAS turma T1
Apresentação
Ser-se professor no século XXI pressupõe que os mesmos sintam necessidade de ampliar, aprofundar, melhorar a sua competência profissional, de forma a responderem às exigências e solicitações que lhe são requeridas no dia-a-dia, pelo que se espera que o professor seja um profissional reflexivo, auto aprendente, investigador, capaz de intervir para melhorar o seu desempenho profissional e que assuma uma atitude colaborativa com os seus pares. É neste quadro que se pretende desenvolver a presente ação na modalidade de Círculo de Estudos, centrada no desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e nas práticas de planificação, implementação e reflexão/avaliação dos docentes dos 1.º, 5.º e 7.º anos deste Agrupamento.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário; Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário; Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Ser-se professor no século XXI pressupõe que os mesmos sintam necessidade de ampliar, aprofundar, melhorar a sua competência profissional, de forma a responderem às exigências e solicitações que lhe são requeridas no dia-a-dia, pelo que se espera que o professor seja um profissional reflexivo, auto aprendente, investigador, capaz de intervir para melhorar o seu desempenho profissional e que assuma uma atitude colaborativa com os seus pares. É neste quadro que se pretende desenvolver a presente ação na modalidade de Círculo de Estudos, centrada no desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e nas práticas de planificação, implementação e reflexão/avaliação dos docentes dos 1.º, 5.º e 7.º anos deste Agrupamento.
Conteúdos
1 - Através da concetualização e análise das várias fases do processo supervisivo, pretende-se definir, através dos contributos dos participantes, de experiências realizadas e através de documentação de referência, um conjunto de passos metodológicos para a sua construção e desenvolvimento. 2 - A partir do PAFC e do seu desenvolvimento nos anos/turmas referidos, pretende-se determinar uma estrutura padrão para o processo de planificação, implementação e avaliação/reformulação em respeito pelas fases do Ciclo supervisivo. 3 - Neste quadro construir-se-ão os instrumentos de planeamento, implementação/ acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas por ano/turma. 4 - Pretende-se a elaboração de Portefólios de evidências dos respetivos momentos dos Ciclos de Supervisão.
Metodologias
• Estabelecimento dos modos de articulação entre os Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento e o Projeto Educativo, o Plano Plurianual de Melhoria/TEIP e o Plano Anual de Atividades. • Reflexão sobre a conceção/realização dos Planos de Turma dos anos de escolaridade envolvidos em convergência com o PAFC. • Planificação dos momentos/atividades a desenvolver no âmbito do PAFC. Pesquisa de informação, de estratégias e metodologias que respondam às necessidades do público alvo (1.º, 5.º e 7.º anos); • Planeamento e organização dos momentos de implementação e avaliação das atividades planificadas; • Elaboração de Portefólios de evidências do trabalho realizado; • Regulação/reformulação das atividades/ estratégias utilizadas com vista à continuidade dos Projetos.
Modelo
Participação: (25%) – Nas tarefas de realização presencial conjunta, assiduidade e pontualidade. Produtividade: (60%) – Qualidade dos materiais concretos para intervenção; - Aplicabilidade dos mesmos nas práticas/aplicação de novos meios processuais ou técnicos/produção em contexto; - Reflexão crítica/introdução de ajustamentos. Socialização: (15%) – Partilha, cooperação/relacionamento interpessoal e prestação e integraçã
Bibliografia
Alarcão, I. (org.) (2001). Escola reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora. Sá, V. (1997). Racionalidades e práticas na gestão pedagógica – o caso do Director de Turma (Disponível na Internet: http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca Nóvoa, A. (1992). As Organizações Escolares em Análise. Lisboa: Publicações D. Quixote/ Instituto de Inovação ALarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica – Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2ª ed. Coimbra: Almedina. ALarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica – Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2ª ed. Coimbra: Almedina.
Anexo(s)
Observações
PASTA - Nº 24-2021 Separador 4
Círculo de Estudos apenas para professores do Agfrupmanto Alberto Iria.
Formador
Olga Maria Mecias Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-03-2021 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 15-03-2021 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 29-03-2021 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 06-04-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 20-04-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 11-05-2021 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |