100

MODELOS PARA A ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM NAS GEOGRAFIAS FÍSICA E DIGITAL turma T1

Apresentação

A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como no- vos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes. Palavras-Chave: Educação Híbrida. Ambientes de Aprendizagem. Blended Learning.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo; Professores do Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Anexo(s)

Observações

Pasta 25 ACD Separador 4

Destinatários: Prioridade para os docentes queintegram as Equipas  do Plano de Açãopara o Desenvolvimento Digital das escolas ( PADDE) - não precisam de fazer inscrição  pois estas horas estão  integradas no Curso

Formador

José António Moreira

Elisabete Maria Duarte Fernandes Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-04-2021 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 12-04-2021
Fim: 12-04-2021
Acreditação: Registo 84 CD nº 28 24.02.2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: ZOOM