513

ANAMORFOSES E PERSPETIVAS ESFÉRICAS, OU COMO DESENHAR À MÃO AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL turma 1

Apresentação

Trabalhos de investigação recentes demonstraram que o desenho manual de anamorfoses e perspetivas imersivas (esféricas) suportado por tecnologias de fotografia e realidade virtual/aumentada (usando um simples telemóvel ou computador portátil) têm grande valor formativo e são muito aliciantes para estudantes que estão prestes a dar os primeiros passos no estudo da perspetiva linear e geometria descritiva. O presente módulo pretende apresentar estes novos métodos aos professores de educação visual do 9º ano do ensino básico ou de qualquer ano do ensino secundário. Poderá também ser interessante para professores de matemática.

Destinatários

Professores do Ensino Básico ( alguns grupos do 2º e 3º ciclos) e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico ( alguns grupos do 2º e 3º ciclos) e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico ( alguns grupos do 2º e 3º ciclos) e Secundário.

Objetivos

Formar os professores nos método práticos de criação de anamorfoses e perspetivas curvilíneas/esféricas/imersivas de uma forma que se pode integrar com os programas de educação visual, nomeadamente no estudo da perspetiva e da geometria descritiva.

Conteúdos

1. Como criar ilusões de ótica (anamorfoses). 2. Anamorfoses com fio e ponto fixo. 3. Anamorfoses com geometria descritiva. 4. Perspetivas curvilíneas. 5. Perspetiva cilíndrica 6. Perspetiva equirectangular e visualização em realidade virtual 7. Desenhar ambientes de realidade virtual com lápis e papel.

Metodologias

A oficina será realizada em duas partes: na primeira aprenderemos a fazer anamorfoses (ilusões de ótica). Faremos uma anamorfose de grandes dimensões usando um tripé, um fio, e fita colorida. De seguida realizaremos uma anamorfose semelhante em dimensões menores, utilizando dupla projeção ortográfica (este exercício é uma forma aliciante de introduzir os rudimentos da geometria descritiva). No segundo dia usamos grelhas equirectangulares para fazer desenhos que podem ser convertidos automaticamente em ambientes imersivos (panoramas de realidade virtual).

Avaliação

Questionário de satisfação

Bibliografia

A. Araújo, Topologia, Anamorfoses, e o bestiário das Perspectivas curvilíneas, Convocarte Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no. 2 (Setembro 2016): 51-69. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/category/httpconvocarte-belasartes-ulisboa-ptrevistaconvocarte/ Araújo, A. (2018). Drawing Equirectangular VR Panoramas with Ruler, Compass, and Protractor. Journal Of Science And Technology Of The Arts, 10(1), 15-27. http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v10i1.471 Araújo, A.B.: Anamorphosis reformed: from optical illusions to immersive perspectives. In: Sriraman, B. (ed.) Handbook of the Mathematics of the Arts and Sciences, pp. 175–242. Springer, Cham (2021). https://doi.org/10.1007/978-3-319-57072-3_101 Flores, M., Araújo, A.: Applications of anamorphosis and mixed reality in a classroom setting. In: 10th International Conference on Digital and Interactive Arts, pp. 1–10. Association for Computing Machinery, New York (2021). https://doi.org/10.1145/3483529.3483532 Flores, M., Araújo, A.B. (2023). Using Off-the-Shelf AR and VR Software for Teaching Immersive Perspectives to 9th Grade Students. In: Brooks, A.L. (eds) ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2022. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 479. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28993-4_5

Formador

Antonio Araujo

Início: 18-04-2024
Fim: 19-04-2024
Acreditação: Registo 330 CD nº39 05.02.2014
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Sala 118 da Escola Tomás Cabreira.